Mantenha tudo sincronizado.

  • 17 February 2011
  • aamato
No votes yet

Tenho usado há algum tempo o sistema Dropbox para manter meus arquivos sincronizados entre meus computador pessoal e o computador do consultório. Manter a sincronia é essencial hoje em dia, assim não é preciso parar um trabalho porque no local que você está não tem acesso a ele. Faltou um paciente ? Use o tempo para terminar aquela lista de compras de casa, ou o contrário: está em casa entediado ? Coloque no seu disco um video para ver no consultorio no dia seguinte. Sincronize suas musicas no consultorio e sua casa. Ou suas fotos. Compartilhe arquivos com colegas. As possibilidades são infinitas.

Já havia tentado diversas soluções previamente, como, por exemplo, o MobileMe da Apple, um servidor FTP, um servidor NAS com acesso externo e outras.

O MobileMe da Apple deveria fazer o que o DropBox faz, mas, infelizmente está longe disso. O iDisk, criado na nuvem vive com problemas de incompatibilidades ou dúvidas da versão a ser mantida de cada arquivo, chegando a atrapalhar. Apesar de possuir duas maneiras de funcionamento: uma onde todos os arquivos são mantidos com cópia em seu computador (mais próximo do DropBox), esses arquivos não estão no backup do Time Capsule; a outra forma é manter todos os arquivos constantemente na nuvem, precisando baixar ou uploadear sempre que for abrir ou salvar um arquivo. Nesse ultimo modo, apesar de diminuir os problemas das diferentes versões do arquivo, fica inviável editar arquivos grandes.

As vantagens do Dropbox são várias: é extremamente simples e invisível, não vai ficar te importunando para saber qual é o arquivo mais recente. Todos os arquivos são mantidos com cópia em seu computador, tudo bem, isso implica em gastar espaço no seu hard disk, mas oferece mais segurança, não fico na dependência de um serviço externo. É possível fazer o backup com o Time Capsule. É possível contratar um serviço de backup deles, onde todos os arquivos são gravados em suas diversas versões, ou seja, quer rever a primeira edição de um arquivo já editado centenas de vezes? Ele está lá. Mais ou menos como o time capsule, mas online. E o mais interessante, posso compartilhar diretórios com outros usuários. Assim, tenho os arquivos do consultório de uso comum nessa pasta, e sempre que são atualizados, todos se beneficiam.

Depois de diversas tentativas, opto pelo Dropbox e, mesmo que o MobileMe melhore muito, minha tendencia é permanecer com o Dropbox, que tem a filosofia de ser transparente. O que realmente preciso.